sábado, 26 de março de 2011

Cascos de Batera

Mahogany Custom Shell Tutorial
8" x 4" Tom picollo

Viva! Venho partilhar convosco todo o processo de construção em casa de uma Shell. Este tutorial não é pioneiro nem o pretende ser, foi totalmente baseado com alterações mínimas do método divulgado pelo grande Tom Fezassus (e que pode ser consultado aqui: http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=4400). Com a consulta deste tutorial e após alguns dias de leituras intensas nos fóruns de construtores de baterias www.ghostnote.com (mais alternativo) e www.drumshed.com (mais low profile), consegui fazer uma shell em condições e com poucos recursos.

Antes de começar, quero apenas referir que não sou profissional de trabalho em madeira nem tenho nenhuma ligação directa a esse meio. O que quero dizer com isto é que, com boa motivação e vontade, conseguimos fazer cenas que nunca pensaríamos conseguir!!!

Contas feitas, dado que foi tudo feito com restos de materiais e ferramentas usuais em qualquer garagem, o custo total foi de (acreditem ou não): € 3,00 ! (folhas de madeira e cola branca).

Assim sendo:

1º passo
Construção do molde
Este molde foi feito para construir um Tom picollo com medidas 8"x4". Para tal usei 3 tábuas de MDF com 1,5 cm de espessura espaçadas com quadrados pequenos de MDF. Para a parede do molde usei acetato grosso de meio milímetro (2 folhas). Papel de alumínio dos pacotes de leite ou Ice tea também é uma boa alternativa para aguentar pressão. Usei acetato porque não encontrei MDF flexível (usado pelo Fezassus) na minha zona. Em portugal, há na empresa http://www.damadeira.pt/

É aqui que entra a matemática.
Para converter em sistema métrico:1 polegada=2,54 centímetros.

Nota: O diâmetro das shells é normalmente redimensionado em menos 1/8 de polegada para a pele encaixar na perfeição, ou seja, uma shell com 8" tem na verdade um diâmetro descontado de 7"7/8 (7,875). O Fezassus usa 7"3/4 e disse-me que aplica esta regra a todas medidas, mas fui alertado por outros construtores que ainda que por pouca diferença, esta medida pode empenar rods.

Assim, cortei em cada tábua de MDF, um círculo correspondente ao diâmetro da shell, descontando 2 milimetros correspondentes às duas folhas das paredes. Encaixar tudo, pregos, cola de madeira, e tá feito! (ver na foto).



2º passo
Corte e colocação das folhas de madeira
Utilizei folha de mogno/mahogany (0,6 mm), por ser uma madeira bonita e das mais baratas (o mogno é utilizado nas DW classic, algumas Pearl Masters e se não me engano nas séries mais antigas da Yamaha Stage Custom). Custou € 2,20/m2 e nem sequer usei 1 m2. Existe no mercado uma grande oferta de folhas, incluindo folhas exóticas. Podem pesquisar nas empresas:

http://www.damadeira.pt/
http://www.mundifolhas.pt/
http://www.multiplacas.pt/
http://www.quimar.pt/

Matemática de novo. Para encontrar o perímetro desta shell, utiliza-se a fórmula Perímetro= diâmetro x Pi onde Pi=3,14159265. Assim, a primeira folha para as medidas 7,875" x 4" (20cm x 10,16cm), teria:
Perímetro=20 x 3,14159264 = 62,83cm.

Assim, cortei a X-acto a primeira folha com 62,83cm por 10,16cm. Coloca-se no molde com jeito, pois a folha de madeira parte com facilidade, e dá-se uma camada de cola de madeira onde vai encostar a segunda folha (ver foto)



3º passo
Colocação das folhas seguintes
As seguintes folhas cortam-se retirando ao diâmetro a espessura da folha anterior, neste caso (2 vezes 0,6 mm, 1,2 mm) e substitui-se na fórmula anterior. Esta folha deve ter os veios da madeira na vertical para oferecer resistência. Deve-se alternar a orientação dos veios para criar uma espécie de contraplacado. Eu fiz com Horizontal, Vertical, H, H, V, H, H, V....



4º passo
Colagem sobre pressão
Após colar a folha, a cola tem de secar sob pressão. Para tal, usei uma câmara de ar de automóvel enrolada dentro do molde. Para distribuir melhor a pressão, coloquei um rolo da massa no centro de pressão. Repetir estes procedimentos de corte, colagem e pressão até atingir um mínimo de 8 folhas. Eu usei 10.



5º passo
Nivelar os edges
Após umas 48 horas de secagem final, a Shell sai do molde com os edges tortos. Para nivelar os edges, construí uma mesa de lixar com uma tábua onde colei uma folha de lixa com cola de contacto. Basta deslizar e rodar a shell sobre a lixa fixa até conseguir uma superfície sem falhas.



6º passo
Bearing edges
O último passo é o de fazer os bearing edges, mas terá de ficar para uma próxima, pois tenho de juntar dinheiro para uma tupia e fresa de 45º (Podem consultar este processo no tutorial do Fezassus).

Despeço-me com uma foto da Shell quase pronta e com um apelo a todos para que se aventurem a construir as vossas Shells! Vão ver que vale a pena e sai muito barato. Eu, como disse, não percebo nada disto e correu muito bem! Qualquer questão, sugestão, dúvida, já sabem... mandem uma private.

Nenhum comentário:

Postar um comentário